Picanha no Arado
- Ricardo W F Lauton
- 20 de jul. de 2015
- 3 min de leitura

O prato de hoje tem como objetivo não apenas falar da receita em si, mas sim da técnica utilizada. A carne grelhada no arado trás um sabor todo especial principalmente por ser feito sobre o fogo a lenha, isso trás o sabor defumado da lenha e todo o calor da chapa de aço carbono bruta.
Diretamente da Roça para o fogo, basta apenas tampar o furo do eixo de arrasto do trator, lixar bem para tirar as imperfeições e acrescentar um par de punhos e pronto. Lave bem o disco e depois deixe no fogo durante um tempo para desinfetar e pode mandar ver. Lembre-se sempre de após a utilização passar um pouco de óleo antes de guardar para não criar ferrugem.
Agora indo direto para os ingredientes da receita:

Arado – Claro, um disco bem feito.
Cerveja – Muita cerveja, eu sugiro no mínio 12 latinhas muito gelada por participantes. Neste caso esqueça a geladeira, use uma tina com gelo.
Picanha – para 6 pessoas eu sugiro como peticos e não acompanhamento de outros pratos, você vai usar aproximadamente 2 peças “Premium” (entenda como Premium uma picanha Maturada, com gordura bem distribuída e de boa altura e por fim uma peça não superior a 1,20 quilos).
Alho – 1 cabeça grande descascada e picada.
Alecrim – uns ramos debulhados.
Cebola – 2 cabeças fatiadas.
Pimenta do Reino – uma colhe de sopa cheia com grãos de pimenta branca e preta.
Pimenta Rosa – 1 colher de sobremesa de pimenta em grãos.
Sal – Quanto bastar para temperar.
Azeite – quantidade para preparar o tempero.
Salsinha – 1 maço picado.
Molho de Soja –(Shoyu).
Um saco de 8 quilos de lenha seca será suficiente para o preparo.
Para acompanhar tudo isso nada mais nada menos que o mais brasileiro de todos os cantores de Reggae da Jamaica. Estamos falando de Jimmy Cliff. Sua historia no Brasil é muito longa e para quem não sabe ele teve diversas participações em álbuns nacionais de artistas como Olodum, Cidade Negra, Titãs. E se você ainda não esta satisfeito, tudo isso começou em 1980 quando Jimmy excursionou com o Mestre Gilberto Gil pelo Brasil enchendo todos os lugares onde pisou.
Vamos começar escutando "Reggae Night"
Então vamos preparar a receita.
Abra quantas latas de cerveja bem Gelada forem necessárias e comece acendendo o fogão a lenha. O arado levara uns 20 minutos para atingir a temperatura ideal, então não perca tempo e abra mais uma cerveja.
Comece colocando em um pilão os temperos secos (grãos de pimenta, sal, alecrim). Pise bem em seguida acrescente o alho soque mais um pouco.
Com a carne fora da geladeira por pelo menos 2 horas corte em bifes de 1,50 cm a 2,00 cm. Depois mais uma serie de cortes transformando os files em iscas.
Misture o tempero com uns 50 ml de azeite e 150 ml de cerveja, (achou que a cerveja era só pro cozinheiro?).
Acrescente o Sal.
Despeje sobre a carne e deixe descansar até a temperatura do arado chegar ficar muito quente.
Começando a brincadeira.


Não tem segredo, Jogue um bom fio de azeite no arado e distribua a carne em todo o disco. Deixe cozinhar no próprio caldo.
De tempo em tempo adicione o molho de soja e quando a carne estiver quase ao ponto é só acrescentar as cebolas em rodelas e parte da Salsinha.
Apresentação
Distribua Todo o conteúdo do Arado em uma bandeja e jogue por cima a salsa picada.
Sirva com outras cervejas geladas.

Para terminar deixo mais duas otimas músicas do Mestre menos compreendido do Reggae, talvez pelo fato de ele não levar a religião rastafari como bandeira e sim o ritmo mais contagiante da Jamaica.
Primeiro "I Can See Clearly Now" escrito para o filme Jamaica abaixo de Zero:
Depois: "Wonderful World, Beautiful People" escrito em terras Tupiniquins.
Isso ai, essa receita eu tive o prazer de montar para um grupo especial de grandes amigos.
Se gostou, se vai fazer, se vai beber, deixe seu recado lá em baixo........
Comments